Novidades
Home / Tecnologia / 1.2 bilhões de Facebook faces

1.2 bilhões de Facebook faces

Facebook tem tantos usuários, mais de um bilhão, aproximadamente a população da Índia, e espremê-los todos em uma página da Web parece quase impossível .

E então alguém fez justamente isso.

Um novo projeto , ” The Faces of Facebook “, reúne mais de 1.270 milhões de fotos de perfis no Facebook  em um site, colocadas em ordem cronológica de acordo com a época que a pessoa aderiu à rede social. Os usuários podem entrar via Facebook para identificar a sua foto na página e ver onde eles aparecem em relação aos seus amigos.

À primeira vista , o site parece colorido , um ruído branco pixelizado. Mas os usuários podem aumentar o zoom para ver fotos individuais e, em seguida, percorrer ou clicar na foto para visitar a página do Facebook da pessoa.  (No entanto : a página está com tráfego intenso e você pode notar que está muito lento ou com bug.)

O site foi lançado na semana passada e foi construído por Natalia Rojas, como se descreve, uma “creative technologist”, em Barcelona, na Espanha. “Eu estava brincando com Facebook API, e eu descobri que há é uma forma de acesso  à informação pública de todos com um algoritmo muito simples (mas não óbvio)”, disse ela em um e-mail à CNN. “Naquele tempo, eu pensei que poderia fazer algo bonito / interessante com isso, como mostrar-los todos juntos. Então eu comecei a escrever o código para alcançá-lo.”

Rojas disse que ela não está quebrando as regras de privacidade do Facebook, porque ela não está  fornecendo nenhum nome, foto ou informações privadas, apenas linkando perfis públicos do Facebook. Ela também disse que não ouviu falar da rede social, o que ela pensa que é boa notícia, porque “Eu estava um pouco preocupado com coisas como o uso de seu nome na URL.”

Rojas disse que levou um ano e meio para codificar o site. A parte mais difícil, segundo ela, foi retirar as imagens de silhueta que é  padrão do Facebook, e que aparece em alguns perfis inativos.

Questionada sobre suas esperanças para o projeto, Rojas disse que foi inspirada pela ideia de que cada foto de perfil do Facebook é um exemplo do melhor de cada pessoa, e que milhões dessas imagens juntas combinam-se para apresentar uma mensagem positiva, universal.

“Há uma mistura de pessoas de todo o mundo, e de alguma forma todos nós estamos dizendo aos nossos amigos:. ‘Olha, isso é comigo, quando eu gosto de mim mesmo.” Sentindo-se feliz, ser criativo, ter boa aparência, ser apaixonado por algo, orgulhoso de alguma coisa, aproveitando a vida “, disse ela. “Então, eu acho, que por que não tentar ser a nossa imagem de perfil do Facebook,  mesmo que a vida seja difícil, algumas vezes, há sempre um caminho para sermos o que queremos ser: Felizes”

Sobre Bruna Bagetti

Autora/Editora no Curtoisso.com
Publicitária, nerd, pisciana, louca e “chata”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: