Novidades
Home / Open innovation x Nanotechnology

Open innovation x Nanotechnology



Explorando um pouco do conceito de Nanotecnologia e Open innovation (ou inovação aberta, em português) é um termo promovido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation – Brasil.

A ideia central por trás da inovação aberta é que num mundo com informações distribuídas, empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, mas ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação (como patentes) de outras empresas. Além disso, as invenções internas que não forem usadas pelos negocios das empresas devem ser licenciadas para fora, de forma que outras empresas tenham a oportunidades de utilizá-las.
A inovação aberta se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira porosa entre empresa e mercado. De maneira oposta, closed innovation (ou inovação fechada em português) refere-se ao processo de limitar o conhecimento ao uso interno da empresa e não fazer uso ou somente pouco uso do conhecimento exterior.

Sobre Nanotecnologia
 

Uma definição básica: A nanotecnologia é a engenharia de sistemas funcionais na escala molecular.  Isto abrange tanto o trabalho atual e os conceitos que estão mais avançados.

Em seu sentido original, “nanotecnologia” refere-se a capacidade projetada para a construção de itens de baixo para cima, usando técnicas e ferramentas que estão sendo desenvolvidos hoje para se completar, produtos de alta performance.
Com base a visão de Feynman sobre fábricas de miniatura usando nanomáquinas para construir produtos complexos, nanotecnologia avançada (por vezes referido como manufatura molecular ) fará uso posicionalmente controlado mecanoquímica guiados por sistemas de máquinas moleculares.  Formulação de um roteiro para o desenvolvimento deste tipo de nanotecnologia é agora um objectivo de uma ampla base roteiro de projeto de tecnologia liderada por Battelle (o gestor de vários laboratórios nacionais EUA) e do Foresight Nanotech Institute .
 Fonte: wikipedia / crnano.org

Sobre Bruna Bagetti

Autora/Editora no Curtoisso.com
Publicitária, nerd, pisciana, louca e “chata”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: